24 de fevereiro de 2013

IMPORTANTE: APRECIAÇÕES DE PEDIDOS DE VERBAS E MATERIAIS ESTÃO SUSPENSOS POR PRAZO INDETERMINADO!


No último ano (2012), mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) foram destinados às entidades vinculadas ao Conselho, demonstrando que o sistema de gestão das verbas arrecadas em processos judiciais é eficiente e distribui de maneira equânime os recursos. No entanto, com o surgimento da Resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), vários entraves surgiram.

A mencionada resolução explicita, em resumo, que as verbas agora possuem caráter público e não mais privado como assim vinha sendo considerado. Também determinou que os valores sejam geridos pelos Magistrados responsáveis pelas unidades onde cada recurso foi arrecadado.

Como surgiram questionamentos judiciais sobre a Resolução, agora os próprios Magistrados se viram impedidos de destinar qualquer montante, pois não se sabe se haverá legalidade ou validade nas concessões feitas.

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina deve se pronunciar brevemente, inclusive orientando qual procedimento julga adequado. Até lá, o entendimento é que os pedidos não podem ser analisados ou, em última hipótese, somente os recursos já repassados ao Conselho da Comunidade é que podem ser investidos.

O Conselho da Comunidade deve se reunir extraordinariamente para tratar do assunto. Tão logo haja alguma decisão, a notícia será aportada no blog.